top of page

Acompanhe nossos artigos 

Nesta seção você encontrar um conjunto de reflexões sobre o mundo do trabalho com ênfase à economia acreana. Não se objetiva aqui termos respostas, mas sim levantarmos problemáticas que são relevantes ao desenvolvimento do estado do Acre.

Existe discriminação de rendimentos por gênero no Acre?

Diversos estudos apontam para uma grande discriminação de rendimentos existente entre homens e mulheres no Brasil e no mundo. Contudo, em se tratando dos estados brasileiros, temos um vácuo substancial de informações. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua (PNADc), referente ao primeiro trimestre de 2022 mostra que em nível nacional, existe um hiato significativo do ponto de vista estatístico entre rendimentos de homens e mulheres, mais precisamente da ordem de R$ 566,71. E nos Acre?

O fenômeno partiu Santa Catarina

O início da década de 2020 marca um fenômeno que indica a falta de dinamismo da economia acreana

Resultados dos indicadores de escolaridade, rendimento por gênero e cor da pele em Rondônia

Pretende-se, neste texto, avaliar alguns dados relacionados as variáveis sexo, renda e escolaridade, referentes ao segundo trimestre de 2022 para o estado de Rondônia.

TAXA DE DESOCUPAÇÃO NO ACRE: GÊNERO EM EVIDÊNCIA

A taxa de desocupação feminina no estado do Acre é muito superior a masculina. No período analisado, a diferença foi da ordem de 51,47%. No segundo trimestre de 2021, a taxa de desocupação feminina foi 92,63% superior a masculina.

bottom of page