top of page

Projeto de extensão vinculado ao Programa de Extensão de Atualização Acadêmica e Profissional em Economia em conjunto com PET-Economia da UFAC e demais docentes do CCJSA e de outras IES, esta ação possui como principal objetivo subsidiar novas discussões sobre o mundo do trabalho acreano através da disponibilização e criação de informações e indicadores relacionadas a dinâmica do mundo do trabalho no Acre com base nos dados da PNADc (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), elaborado pelo IBGE.

 

Muito embora o IBGE disponibilize um conjunto de informações acerca da dinâmica da economia do trabalho dos estados e do Brasil, torna-se necessário o aprofundamento em determinados temas, em função das particularidades regionais e locais.

Neste contexto o Observatório do Trabalho – OT, possui como objetivos específicos:

 

a. Implementar e subsidiar pesquisas vinculadas ao mundo do trabalho;

b. Disponibilizar informações para ação de gestores públicos, privados e da sociedade civil organizada.

c. Investigar e disponibilizar dados disponíveis em fontes secundárias.

d. Sistematizar dados primários e secundários.

e. Analisar os dados disponíveis e produzir informação/ conhecimento a partir dos mesmos.

d. Disponibilizar conhecimentos derivados das pesquisas.

f. Propor ações, projetos e programas por meio de análises reflexivas.

g. Identificar as novas tendências no mundo do trabalho local.

 

Por fim, este projeto apresenta interface relevante com o ensino, pesquisa e extensão, vinculadas ao curso de Economia da Universidade Federal do Acre, visto que subsidia a análise de informações para políticas públicas/privadas de emprego. Além disso, contribui com o fornecimento de dados para pesquisas, monografias, dissertações e teses de doutorado na área d o trabalho.

Sobre o Observatório do Trabalho

Os Autores

P_20171112_194043_vHDR_Auto.jpg

Dr. Rubicleis G Silva

Venceu o prêmio Edward SCHUH de melhor Dissertação de Mestrado em Economia do Brasil em 2003, concedido pela Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER. Venceu o prêmio Samuel Benchimol, modalidade ambiental em 2012, instituído instituídos pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e Banco da Amazônia. Segundo colocado no concurso “Programa de Pesquisa Aplicada Livre (Programa Amazônia 2020)”, concedido pelo Banco Santander e UFAC Primeiro colocado geral no Edital No. 46/2016 para Tutor do PET Economia para o período de 2017 a 2022. Segundo colocado nacional no edital 09/2010 SESu/SECAD/PET. É parecerista da Revista de Economia e Sociologia Rural, REDES, Revista de Economia, CERNE, PPE, Revista de Economia e Agronegócios e outras. Professor Associado de Métodos Quantitativos Aplicados à Economia da Universidade Federal do Acre (UFAC). Tem experiência nas áreas de: Economia do Meio-Ambiente, Microeconomia, Economia da Educação e Saúde, Política Agrícola e Análise Regional. Tutor do PET de Ciências Econômicas desde 2010. Foi chefe do Departamento de Economia da UFAC, Diretor do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicada e Coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu em Economia Regional e Políticas Públicas. Atualmente, é professor titular de Econometria.

servletrecuperafoto.gif

Dr. Carlos Estevão F. Castelo

Possui Doutorado em História Social - USP (2014), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1999), Especialização em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Acre - UFAC (1995) e Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Acre - UFAC (1991). É Professor Titular da Universidade Federal do Acre - UFAC, lotado no Centro de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas - CCJSA. Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia (UFAC). Professor do Programa de Pós-Graduação em História (UFAC). Possui experiência na área de Economia e História, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Econômica, História Econômica, História Social

241433874_4336543399770889_2533238329146128903_n.jpg

Me. Tiago de Oliveira Loyola

Doutorando pelo Programa de Doutoramento em Desenvolvimento, Sociedades e Territórios (DeS&T) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD/Portugal. Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Acre (2014). Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Acre (2009). Atualmente é professor da Universidade Federal de Rondônia, campus Guajará-Mirim. Líder do Grupo de Pesquisa Socioeconômica e Desenvolvimento Regional na Amazônia GPESDRA. Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas na Amazônia Ocidental Brasileira, Desenvolvimento Socioeconômico na Amazônia, Finanças Internas, Desenvolvimento Regional, Agricultura Familiar.

79541589_1494376767379987_2093014941471604736_n.jpg

Marcos Vinicius de Oliveira de Andrade

Discente de Economia pela Universidade Federal do Acre; bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Economia.

WhatsApp Image 2022-08-01 at 15.06.52.jpeg

Adiene Soraya da Cruz Lima

Discente de Economia pela Universidade Federal do Acre; bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Economia.

bottom of page